Páscoa e ganho adicional: período fomenta produção de chocolates e ovos de Páscoa

Páscoa e ganho adicional: período fomenta produção de chocolates e ovos de Páscoa

Além de sinônimo de doces e chocolates, para boa parte da população brasileira, a Páscoa também é uma ótima oportunidade para conseguir uma renda extra, especialmente na área de alimentos e bebidas. Essa iniciativa é o que os especialistas chamam de “economia criativa”. Em 2019, a economia criativa representou 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, ou seja, cerca de R$ 155 bilhões. Desde o início da pandemia no ano passado, mais pessoas ficaram fora do mercado formal, com lojas e comércios fechados, apostar na criatividade foi a solução encontrada por muitas famílias. Por isso, a ONU declarou 2021 como “Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável”, já que, segundo a organização, nos últimos 15 anos, o setor foi um dos que teve crescimento mais rápido e tem poder transformador de geração de renda, empregos e exportações. 

E nesta época de Páscoa, uma que aproveita para obter uma renda complementar é a estudante do curso de Gastronomia da Unicesumar de Criciúma, Elaine Lima. Ao lado da irmã Pricila e da mãe, elas criaram o negócio Gostosuras Lima Limão. “Apostamos na venda de ovos kids, ovos de colher e lembranças de chocolate. E a aceitação dos clientes e familiares foi muito positiva”, relembra Elaine. 

Segundo a coordenadora do curso de Gastronomia, Andréa Shima, a preparação de receitas é uma ótima forma de fonte de renda. “Você transforma o que sabe fazer em valor econômico e criatividade para gerar soluções como o chocolate na Páscoa”, explica. 

Para a aluna Elaine, o ensino e a capacitação são importantes para este trabalho diário. “Temos noção de empreendedorismo, da higiene ao preparo dos alimentos, além do controle financeiro. Tudo contribui para gerar uma fonte de receita extra”, afirma a cozinheira. 

Oportunidade no almoço

A Páscoa também é uma excelente data para a venda de refeições. Como geralmente é lembrada pelo tradicional almoço de domingo, importante e especial para muitas famílias, em tempos de isolamento social, ir para a cozinha sozinho pode não ter a mesma experiência. Logo, muitas famílias optam por encomendar o almoço. “Pense em criar um cardápio com duas ou três opções de pratos e acompanhamentos. Importante: dê preferência para receitas que você pode adiantar o preparo, ou parte dele, assim o trabalho fica um pouco mais diluído e no domingo você apenas finaliza”, orienta Andréa Shima. 



Comentários